O BURACO NEGRO NAS REUNIÕES DE RETROSPECTIVA

 

Uma das coisas que podem acabar com todos os benefícios de uma Reunião de Retrospectiva, é o que eu gosto de chamar de Fenômeno do Buraco Negro.

Um buraco negro, na física, é uma região no espaço que nenhum objeto consegue escapar devido a sua grande forte gravitacional,  sendo que a sua porta de entrada marca a região na qual nada consegue mais voltar. Em outras palavras, como não sou físico e nem tenho a pretensão de ser, eu prefiro resumir que um buraco negro é o local onde tudo desaparece e não volta mais.

Dentro de um buraco negro tudo é tão escuro que a luz não reflete, o som não ecoa, o movimento não tem reação, o tempo não corre e o espaço é sempre finito, ou seja, não há luz, não há som, não há movimento e não há tempo nem espaço. É como se dentro de um buraco negro nada existisse ou acontecesse, é um espaço de tempo nulo.

Bom, mas o que isso tem a ver com a Reunião de Retrospectiva?

Tudo, e é bem simples. O principal objetivo da Reunião de Retrospectiva é voltar ao passado, como uma máquina do tempo digna do Deloren do famoso De Volta para o Futuro. Onde todo o Time de Desenvolvimento volta no tempo e reflete sobre tudo que ocorreu na última Sprint, com o objetivo de discutir positivamente sobre tudo que deu errado, tudo que deu certo e tudo que pode ser melhorado na próxima Sprint.

Quando o Time conversa sobre estas três questões tem condições de crescer e se desenvolver de uma forma natural, contínua e saudável, atingindo uma situação de melhoria contínua que só trás benefícios ao próprio Time, ao projeto e obviamente ao cliente final.

Para isso basta o Time abrir a boca e falar sobre os pontos que acredita que deva continuar, pois funcionaram bem e foram positivos. Falar também sobre os pontos ruins e que devem ser removidos da próxima Sprint, porque causaram prejuízos, e por fim falar do que pode ser melhorado na próxima iteração, podendo trazer mais benefícios futuros ao Time.

Lembrando dos três macaquinhos, além do Time falar, ele deve ouvir observar, pois assim será possível crescer e evoluir.

Parece simples, mas quando o Fenômeno do Buraco Negro acontece, tudo isso que parecia simples, deixa de ser, e tudo vai por água abaixo.

Principalmente em Times sem experiência no que diz respeito ao Scrum e em técnicas ágeis, a Reunião de Retrospectiva pode parecer um bicho papão, ou um monstro do Lago Ness que irá devorá-lo a qualquer momento se ele chegar perto da água. Então o Time se esconde, agindo como se a Reunião de Retrospectiva fosse um espaço de tempo nulo gerando assim o Fenômeno do Buraco Negro, que é altamente negativo.

Fenômeno do Buraco Negro ocorre quando um integrante do Time entra calado e sai mudo da Reunião de Retrospectiva, além de se comportar de forma tão indiferente aos outros presentes, que praticamente não ouve nada que é dito e nem ninguém. Outras pessoas se sentam em um canto, se recolhem, como se estivessem tentando desaparecer e se tornarem invisíveis, praticamente não se fazendo presentes na reunião.

Quando o Fenômeno do Buraco Negro acontece com uma pessoa do Time, ou até mesmo com todo o Time, a Reunião de Retrospectiva perde todo o seu propósito, que é justamente o do Time poder aprender com o próprio Time e melhorar a cada Sprint encerrada e iniciada, ou seja, a cada ciclo ou iteração.

Para que o Time melhore, o mesmo precisa apontar os seus próprios problemas, sejam individuais ou coletivos, e corrigi-los nas próximas Sprints. Quando o Time fica em silêncio e não expõe seus problemas, seja por timidez, medo ou receio de ser mal interpretado, tudo vai por água abaixo, porque não há como melhorar o que não é exposto e o que não é discutido.

Assim, todos devem combater o Fenômeno do Buraco Negro dentro das Reuniões de Retrospectiva, e provocar uns aos outros com o intuito de fazê-los entender que abrir a boca para relatar problemas, dificuldades e falhas próprias não irá gerar represarias ou demissões, e muito menos será mal visto pelo restante do Time, ao contrário, é um dos maiores sinais de maturidade e de crescimento futuro.

Então faleouça observe e não deixe o Fenômeno do Buraco Negro aprisionar você e o seu Time.

Dica: Leia mais sobre Reuniões de Retrospectiva clicando aqui.