WORKSHOP SCRUM – PARTE 2/3

No segundo dia do evento, tivemos mais de 8 horas de ensinamentos sobre como praticar Scrum no gerenciamento ágil de projetos de desenvolvimento de software. Foram teoriasnarrações de experiências vividas em projetos pelo Nicolai, práticas e dinâmicas em grupos realizadas por nós, e muito mais que vou descrever um pouco abaixo.

Nikolai nos mostrou como preparar um Product Backlog a partir de uma lista de funcionalidades que o cliente necessita. Reforçando também que um Product Backlog só deve ter um Product Owner, que é o responsável por manter e priorizar este artefato.

Dica: Uma dica importante é que o Product Backlog deve ser escrito em uma linguagem natural que o cliente entenda, não uma linguagem técnica.

Aprendemos sobre as Estórias, e fizemos uma dinâmica onde tivemos que formar grupos e escrever algumas Estórias para uma empresa de livros que queria montar um website de vendas. Tivemos debates enriquecedorescomo pode ser visto na foto ao lado.

A partir das Estórias escritas, fizemos um exercício chamado de “Limpar o Backlog“, que nada mais é do que o entendimento dos itens de Backlog, ou as Estórias descritas. Que geralmente ocorre na reunião de entrega de versão.

Com as Estórias também trabalhamos as estimativas através de tamanhos pré-definidos, onde exercitamos o T-Shirt Size (tamanhos P, M e G), Story Points com Planning Poker e o uso da Régua para definição de tipo de tarefas, que auxília na determinação dos tamanhos.

Dica: Tivemos também um exercício de Ideal Days, onde entendemos o que é ter um dia ideal de trabalho, sendo que para isso o item de trabalho deve ser o único trabalho do dia, sem paralelos, e onde tudo está disponível e sem interrupções.

Com as Estórias montadas, discutimos sobre importâncias, e o Nicolai nos mostrou a técnica MoSCoW, que ajuda a identificar o que é mais importante, e o que não é tão importante assim. Reforçando que quem prioriza e dá importâncias é sempre o Product Owner.

Definindo importâncias e determinando estimativas, chegamos a velocidade do Time, que é o total de Story Points que podem ser entregues em uma iteração pelo Time. Além de falarmos sobre a reunião de planejamento de Releases, que é a entrega para o cliente. Que para o Scrum sempre deve agregar valor e entregar algo que possa ser utilizado pelo cliente.

Fechamos o dia montando um Product Burndown Chart, e entendendo como acompanhar este gráfico e atualizá-lo no dia-a-dia.

O mais interessante foi que ninguém saiu antes do Nikolai nos liberar, a previsão era de terminarmos as 18 horas, empolgados, estimulados e descontraídos fomos até um pouco mais de 19 horas, e entendemos o funcionamento do relógio acreano do Nikolai. Foi uma brincadeira que ele fez ao ver que tínhamos passado mais de 1 hora do horário previsto, e sorrindo finalizou: “me desculpem pessoal, o meu relógio está com o fuso acreano“.

E assim, sorridentes e satisfeitos, encerramos o segundo dia do Workshop de vivenciamento de gerenciamento ágil de projetos de desenvolvimento de software com Scrum.

Super dica: Para saber mais sobre o Scrum e entender melhor os termos utilizados acima, veja a área exclusiva sobre o tema neste blog pelo endereço http://www.fabiocruz.com/2011/06/workshop-scrum-parte-13.