WORKSHOP SCRUM – PARTE 1/3

A Paradigma, empresa que eu presto serviços atualmente na área de gerenciamento de projetos, promoveu nos últimos dias 16, 17 e 18 de junho, um Workshop sobre o tema de Gerenciamento Ágil de Projetos de Desenvolvimento de Software com Scrum.

A empresa Innovit, na qual algumas de suas especializações são os treinamentos de gerenciamento de projetos e Scrum, foi a contratada para realizar o Workshop com sobrenome de Treinamento.

O evento teve o seu cenário ideal concretizado logo no primeiro dia, onde toda a área técnica da empresa, acompanhada pela sua gerência, direção e presidência participaram do Workshop. Este é o cenário ideal quando uma empresa resolve trabalhar com Scrum, pois este arcabouço tem como uma de suas características, o rompimento de conceitos e a quebra de ideologias pré-estabelecidas de trabalho, então é preciso que toda a empresa participe do processo de sensibilizaçãoconscientização e culturalização.

Paradigma começou muito bem no apoio a estas mudanças, e conseguiu levar mais de 40 de seus principais colaboradores para o evento, e eu estava entre eles.

A Innovit levou Nikolai Albuquerque para ministrar os quase 3 dias deste Workshop in CompanyNicolai é um dos principais profissionais brasileiros na área, que além de incentivador e entusiasta de boas práticas de gerenciamento de projetos como o PMI e o Scrum, é atuante na área de gerenciamento de projetos, sendo um dos sócios e dirigentes da própria Innovit, consultor em projetos por todo o Brasil, instrutor em instituições como FGV e atual presidente do chapter de Santa de Catarina do PMI.

Nikolai, já vinha realizando um trabalho anterior na Paradigma, onde fez entrevistas internas com vários profissionais para a identificação de problemas, falhas, fraquezas, qualidades e forças, do nosso processo interno de gestão, execução e controle de projetos. Com isso ele teve condições de levar um Workshop mais direcionado as necessidades da empresa contratante e de seus interessados, que éramos nós.

No primeiro dia, ele fez um trabalho de sensibilização, conseguindo nos mostrar através de debates entre nós mesmos, quais eram as nossas maiores necessidades de melhoria, e onde estavam as nossas principais deficiênciasno gerenciamento e execução de projetos.

Nikolai também fez um trabalho de conscientização sobre quais as principais forças do gerenciamento ágil de projetos com o Scrum, e quais seriam os ganhos que poderíamos ter com a sua aplicação em nosso projetos.

A partir deste momento o real resultado deste Workshop tomou forma e se mostrou a todos os presentes, quando a participação e a vontade de melhorarmudar e inovar de praticamente toda a Paradigma ficou evidente. Os debates saudáveis foram intensos, as discussões entusiasmadas foram inúmeras e as respostas seguras e motivantes eram soltadas a todos os momentos por Nicolai, que nos apresentou pela primeira vez o relógio acreano … que vou explicar em um outro momento.

Antes de fechar o dia, ele nos passou rapidamente uma idéia geral de todo o Framework do Scrum, focando nos papéisregrascerimônias e o fluxo Scrum.

Estes últimos serão os temas dos próximos posts que deixarei aqui, sobre este Workshop no qual tive o prazer de ter participado.