SENSEI – VELHO OU EXPERIENTE?

Gosto e admiro muito alguns aspectos da cultura japonesa. Quando fiz aula de japonês há alguns anos atrás descobri o significado correto da palavra Sensei, e fiquei muito satisfeito com o que ouvi. A pronúncia correta é “Sensé“, e o significado é “aquele que nasceu primeiro“.

Simples, objetivo e muito esclarecedor.

O japonês respeita muito aqueles que nasceram primeiro, e alguns destes são os professores. O entendimento é simples, se alguém nasceu primeiro que eu, tem mais experiência e provavelmente conseguirei aprender com esta pessoa, se eu quiser e principalmente se eu prestar atenção e ouvi-la.

Automaticamente ao pensar nas pessoas que nascem primeiro, vem a cabeça os mais velhos, tudo bem pensar isso, desde que não seja com discriminação ou recriminação.

Frequentemente, na área de negócios e na área de gerenciamento de projetos, os mais velhos, tem mais experiência, e com isso merecem ser ouvidos. Ao mesmo tempo, é quase um pré-requisito para se contratar um bom GP por ai, a experiência, e não se consegue experiência na internet, em cursos expressos ou dormindo, então precisamos dos profissionais mais velhos, mais do que nunca.

Sensei do ocidente, é aquele que possui mais experiência que nós, aquele que já está no mercado há mais tempo, que estudou por mais tempo e/ou que aplicou técnicas, ferramentas e boas práticas antes de nós e por um tempo consideravelmente médio ou longo.

Primeiro chamo a atenção para os recém formados, ou aqueles que acabaram de entrar no mercado de trabalho e já acham que são mestres, que sabem tudo e que os mais velhos são simplesmente mais velhos e só atrapalham os seus pensamentos “jovens” e “modernos”. Pense bem sobre isso, repense novamente e lembre-se que você não será jovem para sempre, e que um dia será este “velho” que você discrimina agora e que provavelmente estará precisando de oportunidades de jovens no futuro.

Segundo, chamo a atenção para a experiência, vivência e principalmente casos reais que podem ser utilizados como lições aprendidas. O Sensei do gerenciamento de projeto, é aquele que viveu experiências em projetos, que foi gerenciado, que gerenciou, que fracassou, que teve sucesso, que aprendeu, que ensinou, ou seja, aquele mais velho sim que nasceu primeiro e pode contribuir muito para a vida de um projeto novo.

Eu simplesmente paro tudo que eu estou fazendo para escutar um gerente mais velho falando sobre experiências passadas, é um livro aberto que se pode ler rapidamente, é um mar de conhecimento onde se pode nadar de braçadas e é um prazer imenso ouvir quem já viveu coisas que eu ainda não vivi.

Então, quando ver alguém mais velho na sua frente, preste atenção, procure ouvi-lo e escutá-lo ativamente com atenção. Se você for um gerente de projeto e este senhor também, converse com ele, pergunte coisas, descubra como ele resolveu problemas ou como ele fracassou em experiências anteriores, só assim você se tornará um jovem com maturidade suficiente para acompanhar um Sensei dos negócios, e quem sabe no futuro se tornar um Sensei também.

O-sensei

As fotos são de Morihei Ueshiba, também conhecido como O Sensei. Foi o fundador da arte marcial chamada Aikido, que tem a tradução de “A arte da harmonia”, e um de seus grandes ditados foi:

“Lembre-se, os grandes segredos estão contidos nas técnicas básicas.”. Morihei Ueshiba – 14/12/1883 – 26/04/1969

Hai Sensei, oshiete kurete arigatô!