RISCOS POSITIVOS

Dando continuidade ao tema de riscos, vamos falar agora de um assunto ainda não muito abordado nos projetos, os riscos positivos, também conhecidos como oportunidades.

Ao contrário dos riscos negativos que geram ameaças com consequências negativas, levando a prejuízos nos projetos, os riscos positivos são eventos que geram oportunidades com consequências positivas, e costumam gerar benefícios, melhorias ou ganhos para o projeto.

Quando ouvimos a palavra risco, inconscientemente pensamos em eventos que podem gerar prejuízos, mas nem sempre é assim. Precisamos desmistificar esta idéia, e ter em mente que um risco pode gerar excelentes oportunidades de ganhos, melhorias e até crescimentos nas organizações relacionadas ao projeto.

Oriscospositivos são oportunidades que devem ser aproveitadas quando identificadas, vamos a alguns exemplos:

  • Um produto inovador que está planejado para ser entregue em fevereiro do próximo ano, pode gerar altos ganhos ao fabricante, e antecipar um crescimento esperado se entregue antes do natal do mesmo ano.
  • O término de um projeto importante, dentro do prazo esperado pelo cliente e com alto valor agregado, pode gerar uma sociedade entre as duas empresas, gerando uma forte parceria em um mercado específico.

Oriscos positivos, ou oportunidades, precisam ser planejados. Este planejamento pode envolver a maximização das chances do evento ocorrer e gerar a consequência positiva esperada. Um evento totalmente desconhecido, ocorrido por pura sorte ou acaso, não deve ser considerado um risco positivo.

O gerenciamento das oportunidades é tão importante quanto o controle das ameaças. Atualmente as ameaças são mais frequentes e ocorrem em maior número, além da sua ocorrência poder prejudicar o projeto e acabar com um negócio. No entanto, o que você faria se visse a sua frente uma placa como a mostrada abaixo?

Seria difícil não virar a direita não é? Uma oportunidade pode gerar um negócio novo, um projeto novo, um novo mercado, e ainda oportunidades em cima de novas oportunidades, portanto não deixe de analisar, planejar e controlar seus riscos positivos, se bem planejados eles podem te levar ao sucesso.

Se você quiser saber ainda mais sobre riscos, e principalmente como o PMBOK® os trata, visite a sessão Planejar o gerenciamento dos riscos do grupo Planejamento – Passo3, deste mesmo blog.

Na sequência, e em breve, eu falarei de como planejar as respostas à todos os riscos identificados, não perca!