PROBLEMAS COM GESTÃO DE STAKEHOLDERS

Em clima de Copa do Mundo no Brasil, venho com um post descontraído que foi inspirado em uma situação real que me aconteceu no dia da abertura da Copa do Mundo.

Como muitos brasileiros trabalhei até perto das 16h e combinei de ir para casa ver o jogo com a família e amigos.

Convidei um grande amigo para ver o jogo conosco e ele perguntou o que ele poderia levar para contribuir com a festa, e que não queria ir de mãos abanando, então sugeri que ele levasse milho de pipoca e algumas cervejas.

Já em casa recebi meu amigo que estava com vários pacotes de pipoca na mão. Ai eu perguntei: “O que é isso?”, ai ele falou: “O milho de pipoca que você pediu o mané!” … ai eu disse: “Não cara, eu pedi pipoca, isso é pipoca de microondas!” … ai ele respondeu: “então, é pipoca!”, e por fim eu respondi: “Mas meu amigo, eu não tenho microondas” …

Depois de muitas risadas, chegamos a conclusão que para ele era óbvio que todo mundo hoje come pipoca de microondas, e ninguém em sã consciência vive sem microondas em casa. Porém, para mim, é óbvio que pipoca é de saquinho, com óleo e panela com tampa com aquele trequinho de rodar para a pipoca não queimar, além de que é óbvio que muita gente não tem, não usa e não sente falta de microondas … não é?

Veja que interessante as visões de “óbvio” de cada uma das partes interessadas, é claro que isso tem uma boa pitada de má comunicação, mas é um ótimo exemplo da má comunicação aplicada juntamente com um ineficiente gerenciamento de Stakeholders.

Gerenciar bem as partes interessadas de um projeto, ou de uma situação da vida real como assistir um jogo com pipocas e amigos, é uma das causas de sucesso dos projetos, e também dos fracassos quando não há gestão ou a gestão é mal realizada.

O primeiro ponto a se observar é que não existe óbvio quando falamos de requisitos, expectativas ou necessidades, o que pode estar claro para um, pode ser completamente o contrário para o outro, e sabe porque? Porque somos pessoas, e cada um tem todo um histórico de vida que o torna complemente diferente do outro, e por isso, um mínimo pensamento ou impressão a respeito de uma simples coisa pode ser uma grande diferença e causa de frustração.

Neste caso, estávamos entre amigos, o dia era de festa e não tivemos grandes consequências, apenas não comemos pipoca e o meu amigo levou os pacotes embora porque na minha casa seriam completamente inúteis.

Agora se transportarmos uma situação como esta para uma empresa, para uma relação entre fornecedor e cliente, de produto e resultado com expectativas e faturamento, as consequências podem ser grandes, frustrantes e algumas vezes irreversíveis. Imagine você levar um produto que o seu cliente está esperando e ser totalmente inútil para ele?!

Estas situações são mais comuns do que pensamos, ou até do que lembramos, mas estão diariamente em nossos projetos. Muitas vezes dizemos uma coisa pela metade querendo que o outro entenda por completo, ou acreditamos que é óbvio, e lá no final descobrimos que faltou isso, faltou aquilo, não era exatamente como se esperava, teremos que refazer, está com erro … e por ai vai.

Comunicar de maneira eficiente é importante, mas gerenciar os Stakeholders é mais importante ainda. Pense na sua comunicação como um meio de gerenciar uma, ou mais partes interessadas do seu projeto, buscando ao máximo entender suas necessidades, e também ser transparente quanto as suas necessidades e expectativas, tanto os fornecedores quanto os clientes precisam ser transparentes quando pedem ou oferecem um serviço ou produto.

Neste caso da pipoca, em nenhum momento eu disse que era pipoca normal, e em nenhum momento meu amigo disse que levaria pipoca de microondas, ambos tinham certeza que foram entendidos, e ambos foram surpreendidos e se frustraram com o resultado.

Não deixe isso acontecer nos seus relacionamentos com seus clientes e fornecedores, seja claro em seus pedidos, seja transparente nas suas entregas, e peça exatamente o que gostaria de receber imaginando que a outra parte não pensa como você e pode não interpretar o seu óbvio exatamente como você imagina.

Quer uma dica simples e preciosa? Tenha certeza que você não será completamente entendido se não completar a sua frase, e nas situações que dá certo, é sorte, e projetos não podem ser baseados em sorte.

Até o próximo post