PRATIQUE A ESCUTA ATIVA

Os líderes precisam falar bastante em várias situações, mas em muitas outras devem escutar e escutar ativamente para que possam realmente agir como líderes. Podemos resumir que ouvir é bom, escutar é ótimo e escutar ativamente é ainda melhor.

Muitos que se dizem líderes, ou atuam em funções de coordenação e gerência esquecem do valor de escutar. Isto vale para quando estamos procurando escutar quem está acima ou abaixo de nós na hierarquia organizacional, e também para os nossos pares.

Quantas vezes nos pegamos fingindo que estamos escutando alguém? Quantas vezes estamos olhando para a tela do nosso computador e tem alguém falando conosco? Quantas vezes estamos rabiscando algo no papel, de cabeça baixa, enquanto alguém nos conta entusiasmadamente algum acontecimento? e, Quantas vezes respondemos algo de maneira indiferente por se quer estar prestando atenção no que estão nos perguntando?

Enfim, como um líder pode ser considerado um líder e ser respeitado se nem consegue parar e escutar as pessoas que o procuram?

Você sabia que ouvir é o simples fato de percebermos um som pelo sentido do ouvido, ou seja, basta estarmos percebendo o som de uma buzina de carro que estamos ouvindo, porém escutar é mais que isso, escutar é prestar atenção para ouvir, é dar atenção a.

Porém, no mundo dos negócios, da alta performance e em posições liderança atuante, é preciso mais do que ouvir, é preciso mais do que escutar, é necessário escutar ativamente.

A escuta ativa é o simples ato de focar na conversa que esta acontecendo, e deixar transparecer todas as emoções, gestos e sons de que a conversa é sentida por você e que você está participando realmente dela.

A escuta ativa pode ser percebida através de gestos simples, porém fundamentalmente importantes que podem começar por:

– Olhe fixamente nos olhos de quem está falando e demonstre atenção ao que está sendo dito;
– Fale pequenas palavras de concordância ou até de discordância, com o objetivo de transparecer que está acompanhando e compreendendo a conversa;
– Use gestos corporais para acompanhar o ritmo da conversa;
– No final da conversa, resuma os principais pontos com o objetivo de deixar bem claro o que entendeu sobre o diálogo e pontue decisões e próximos passos, caso haja.

Estes pequenos detalhes permitem uma escuta ativa, e fazem com que a pessoa que está ao seu lado, sinta segurança no que foi conversado, sinta que você dá valor as suas opiniões, desejos, preocupações e quaisquer outros assuntos que possam estar sendo direcionados a você.

É simples, basta lembrar que ouvir, todos ouvem, dos animais aos seres humanos, passando pelo mais ignorantes até os mais intelectualizados. Já o ato de escutar se limita as pessoas que se destacam e estão um passo a frente das outras, e a escuta ativa transforma os bons nos melhores, além de permitir ótimas oportunidades de aprendizado.

Então, quando o seu gerente, o seu par ou o seu time falar com você, não responda com um “ahhamm” ou “hummm” fraco e timido, pare o que está fazendo, olhe nos olhos da pessoa e pratique a escuta ativa. Fazendo isso você vai perceber que ganhará mais respeito, entenderá melhor as questões que estão sendo trazidas a você, e melhor, resolverá ou será mais útil na resolução de problemas em que foi envolvido.

Lembre-se, ouvir é bom, escutar é ótimo e escutar ativamente é ainda melhor.