O PAPEL DO SCRUMMASTER NA TEORIA

O Scrummaster é o principal papel quando se fala em aplicação correta e bem direcionada do framework Scrum, justamente pela palavra direção no sentido de mostrar o rumo, de guiar, ou usando uma palavra que está na moda, de ser o Coach. Esta palavra define muito bem o Scrummaster em relação ao Time Scrum, um Coach, ou técnico, do Time Scrum, incluindo dele mesmo.

Vamos entender um pouco melhor como o papel do Scrummaster funciona dentro do Scrum e como este personagem é importante no funcionamento de um Time Scrum. Para isso vou apresentar quais as funções do Scrummaster e como ele pode contribuir para evitar problemas de má interpretação das regras do Scrum e fugir dos fracassos devido a aplicação incorreta das técnicas ágeis deste framework.

O Scrummaster na teoria

O Scrummaster é o técnico do Time, ou como os americanizados gostam de dizer, um Coach.

Seu principal papel é orientar o Time na realização de seus trabalhos, mas não gerenciando o Time ou executando alguma tarefa que seja de responsabilidade do Time, mas apenas guiando e dando uma direção mais assertiva.

Ainda fazendo a analogia com o técnico, podemos comparar com o técnico de futebol e seu time de jogadores. Antes do jogo iniciar, o técnico reforça as posições dos jogadores e repassa as técnicas do jogo, as regras e como a estratégia para vencer o jogo deve ser realizada de acordo com o adversário. Porém, quando o jogo começa, o Time é responsável por se auto gerenciar e colocar as técnicas, regras e estratégias em prática dentro de campo, e o técnico (Scrummaster) fica de fora.

No entanto, após o jogo começar e o Time estar jogando com suas próprias pernas e tentando se adaptar ao adversário e se auto-organizar para vencer a partida, o técnico interfere de fora, dando orientações, tentando corrigir posições e marcações, e lembrando de estratégias e técnicas treinadas. Exatamente da mesma forma funciona no Scrum.

Durante as Sprints e conforme ocorrem todas as suas cerimônias e regras o Time está sozinho, se auto gerenciando, se auto organizando e executando as suas tarefas diariamente.

Não há um gerente ou um coordenador para controlá-los dentro de campo, mas há um Coach, ou técnico, chamado Scrummaster que pode gritar de fora do campo e alertar sobre regras não cumpridas, etapas não realizadas e a fuga do Time das técnicas ágeis do Scrum.

O Scrummaster deve ser o responsável indireto pelo Time, no sentido de acompanhá-los em todo o processo Scrum, orientando-os a realizar todas as cerimônias, nos intervalor corretos, com os Time-box definidos e guiá-los rumo às metas de cada Sprint e, principalmente, em direção aos ganhos proporcionados pelas técnicas ágeis.

Assim, é possível dizer que o Scrummaster é o papel mais importante do Scrum, quando se fala em sucesso na aplicação do Scrum.

Esta responsabilidade não é exclusiva do Scrummaster, mas pode-se afirmar que um Time de desenvolvimento e um Product Owner (PO) inexperiente, aliado a um Scrummaster inexperiente é fracasso certo, ou no mínimo as chances de não ter sucesso são enormes. Quando não há fracasso imediato o tempo de aprendizado e de acerto do Time, bem como o do amadurecimento é muito longo.

Já um Time e um PO inexperientes sendo guiados por um Scrummaster experiente, com um boa bagagem prática em projetos ágeis e com uma vivência real em projetos utilizando o Scrum, as chances de se atingir o sucesso se tornam bem mais próximas, podendo melhor aproveitar e maximizar os benefícios do Scrum, também proporcionando que o tempo de amadurecimento do Time seja mais curto.

Este segundo cenário permite também que o Time vá evoluindo e aprendendo consigo mesmo, se tornando um Time forte e preparado para aplicar de forma sustentável o Scrum e suas técnicas.

Fique ligado e volte em breve para ver o próximo post que fala do papel do Scrummaster na prática, e saiba onde e como o Scrummaster atua na prática em um projeto ágil com Scrum.

Até daqui a pouco!