O GUIA DO SCRUM UNE AS COMUNIDADES ÁGEIS

Os criadores do Scrum e de sua definição foram Ken Schwaber e Jeff Sutherland.

A definição do Scrum é mundialmente conhecida e representada pelo Guia do Scrum, que até então era mantido pela Scrum.org, organização liderada por um dos fundadores Ken Schwaber.

O outro fundador Jeff Sutherland se envolveu com a Scrum Alliance e fundou a Scrum Inc, ambas independentes da Scrum.org.

Esta separação das organizações gerava um certo desconforto entre as comunidades Scrum e alguns até imaginavam que pudesse haver um desentendimento entre os fundadores do Scrum, além de haver diferenças entre as certificações CSM (ScrumAlliance) e PSM (Scrum.org) devido aos diferentes apoios ao Guia do Scrum.

A partir de agora toda e qualquer dúvida sobre a proximidade e relacionamento dos fundadores do Scrum e especialmente a respeito do valor reconhecido do Guia do Scrum chegou ao fim.

As maiores organizações e autoridades envolvidas com o Scrum (Scrum.org, Scrum Alliance e Scrum Inc) divulgaram, no último dia 24 de setembro de 2014, que apoiam e reconhecem o Guia do Scrum como única fonte oficial das definições e padrões do Scrum.

Com isso o Guia do Scrum deixa de ser mantido e disponibilizado apenas pela Scrum.org, e passa a ter a sua própria comunidade e plataforma de distribuição chamada de ScrumGuides.org, podendo ser acessado diretamente pelo site www.scrumguides.org, que disponibilizará a versão oficial em inglês, as traduções em mais de 30 idiomas, incluindo o Português Brasil e de uma versão web que está disponível apenas em inglês.

O nova comunidade ScrumGuides.org será o site da fonte oficial do Guia do Scrum, tendo o apoio e reconhecimento da Scrum.org, Scrum Alliance e Scrum Inc, sendo mantida pelas comunidades que a partir de agora unem suas forças e podem mais do que nunca atuarem como um única comunidade ágil mundial.

No anúncio oficial Jeff Sutherland disse o seguinte:

O Guia do Scrum é a definição canônica do Scrum. Ken e eu temos trabalhado juntos durante décadas para mantê-lo simples, claro e seguindo o espírito do Scrum, incluindo apenas o que é absolutamente necessário.

Scrum é uma ferramenta muito poderosa e que pode radicalmente aumentar a produtividade.

Cada implementação do Scrum é diferente da outra, podendo as equipes e organizações aplicá-lo dentro de seu contexto particular, desde que mantenham o framework original.

A Scrum Alliance, a Scrum.org, e a Scrum Inc. reconhecem a partir de agora o Guia do Scrum como ponto central que proporcionará clareza para os centenas de milhares de praticantes do Scrum em todo o planeta.

Um dos principais ganhos deste reconhecimento unificado é que não haverá mais confusão ou dúvida a respeito das definições do Scrum, e a comunidade Scrum de todo o mundo pode se considerar fortalecidade após a união das maiores e mais fortes organizações mundiais do tema.

A Scrum.org e a Scrum Alliance são também no momento as mais antigas e maiores certificadoras Scrum do mercado mundial, e a partir de agora ambas as certificações CSM (Scrum Alliance) e PSM (Scrum.org) se basearão oficialmente no mesmo Guia do Scrum.

Com o objetivo de reforçar o peso desta mudança, Ken Schwaber disse o seguinte durante o anúncio oficial a respeito desta união:

As peças do Scrum são cuidadosamente encaixadas entre si para produzirem os melhores resultados possíveis. Isso levou anos para que eu e o Jeff conseguíssemos fazer. Por isso, fiquem atentos para as novas versões do Guia do Scrum, pois continuaremos refinando.

Fico muito satisfeito com esta união e fortalecimento do Guia do Scrum, especialmente pelos últimos trabalhos de voluntariado que realizei na tradução oficial do Guia do Scrum do inglês para o português nas versões 2011 e 2013, versão está que está disponível no novo site da comunidade ScrumGuides.org e que você pode conferir clicando aqui, ou pegando a sua cópia diretamente neste blog clicando abaixo.

Baixe-GuiaScrum-2