NOVEMBRO AZUL ALERTA PARA UM RISCO

O mês de novembro é o mês oficial da campanha de conscientização sobre o câncer de próstata conhecida como Novembro Azul, por isso resolvi escrever um post sobre gerenciamento de riscos fazendo uma analogia ao Novembro Azul.

O post ficou um pouco longo, mas acredito que valha a pena, especialmente por que estamos falando de gerenciar riscos em nossas vidas, buscando evitar um fracasso muito maior que nossos empregos ou nossas carreiras.

Perceber um risco iminente ou provável e não realizar nenhuma ação como resposta a ele é uma falha grave no gerenciamento de projetos, podendo inclusive causar o fracasso de um projeto, a perda de altas quantias de dinheiro, um emprego e no pior dos casos até uma carreira promissora.

Então, se na área profissional e nos projetos empresariais devemos abrir os olhos para os riscos e gerenciá-los com profissionalismo, imaginem na nossa vida pessoal, onde em alguns casos a nossa vida poderá estar em jogo?

A campanha Novembro Azul promove a cinco anos a conscientização a respeito do câncer de próstata nos homens.

Você sabia que, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), 1 a cada 6 homens é acometido pelo câncer de próstata no Brasil e que só em 2014 mais de 69 mil casos deverão ser diagnosticados até o final do ano? Pois é!

Mais alarmante do que estes primeiros números é o fato de que cerca de 13 mil destes brasileiros irão morrer em decorrência da doença, sendo que muitas destas mortes se darão pela tardia descoberta da doença.

Então não é preciso dizer mais nada e assumir que todos nós temos uma chance de sermos pegos por esta doença grave, afinal, 1 chance a cada 6 … Vejam, de um pequeno grupo de 6 amigos, pelo menos 1 poderá sofrer os males do câncer de próstata, então o risco vale um gerenciamento e uma resposta bem definida.

No gerenciamento de projetos corporativos todos os riscos identificados em um projeto devem ter 1 responsável nomeado e definido para acompanhar o risco e responder a este risco caso ele seja disparado.

Este responsável será a pessoa que irá acompanhar a situação do risco de sua responsabilidade e monitorar seus gatilhos de disparo, ou seja, todo risco tem uma condição que poderá fazê-lo ocorrer ou um evento que se acontecer fará o risco ser detonado.

Na nossa vida, o projeto é nosso, então o responsável pelos riscos que podem atrapalhar ou até interromper as nossas vidas somos nós mesmos e não podemos passar a responsabilidade para ninguém, e sobrará para nós também assumirmos as consequências de não gerenciarmos os riscos que podem nos acontecer.

Quando um responsável por um risco monitora este risco ele estará sujeito a realizar ações que poderão eliminar completamente o risco, ou seja, fazer com o risco não ocorra no futuro, ou diminuir as chances de deixá-lo acontecer, ou transferir a responsabilidade deste risco para outra pessoa ou empresa, e até mesmo não fazer nada e assumir que o risco não acontecerá com você ou com o seu projeto.

Bom, neste caso, não podemos transferir a responsabilidade para ninguém, e para nenhuma empresa, pois a vida é nossa e a responsabilidade é 100% nossa. Assumir que isto não acontecerá com a gente é negligência e irresponsabilidade, pois é muito mais fácil ser acometido pelo câncer de próstata do que ganhar na Mega Sena. Para quem gosta de estatística temos 1 chance em 6 de termos câncer de próstata, já de ganhar na Mega a chance é de 1 em 50.063.860 … isso mesmo, cinquenta milhões sessenta e três mil oitocentos e sessenta.

Infelizmente, eliminar o risco por completo é quase impossível, pois além de não termos poderes divinos ou mágicos não temos como saber se seremos ou não um destes seis. Então, nos resta, diminuir as chances do risco de morte que o câncer de próstata pode trazer.

O câncer de próstata é uma doença invisível e assintomática antes da sua fase avançada, ou seja, mais de 95% dos casos antes que a doença esteja em estágio avançado nenhum sintoma aparecerá, então esperar por algum sinal não é uma estratégia inteligente, ou no nosso caso de riscos, não é um bom gatilho para se monitorar.

Um gatilho neste caso é ser do sexo masculino e ter mais de 50 anos, ou ter mais de 45 anos e casos anteriores de câncer na família, ser negro ou obeso. Atendendo a um destes critérios só nos resta fazer os exames periódicos que possibilitam o diagnóstico o mais cedo possível.

Os exames disponíveis são o PSA, que é realizado por meio da coleta de sangue, e o famoso exame de toque, que faz com que muitos homens não procurem os médicos por preconceito. Não é o assunto do nosso post, mas se preocupar com a masculinidade ou com a credibilidade da sexualidade não é muito inteligente, especialmente se a nossa vida está em jogo.

De 10% a 20% dos casos NÃO são detectados pela dosagem de PSA no sangue, então não adianta fugir do exame de toque se você realmente quiser diminuir as chances de ser abatido por esta doença e fracassar no seu projeto de vida. Os dois exames são complementares e quando realizados em conjunto detectam a maior parte dos tumores em fase inicial, e nesses casos, as chances de cura são de 90%.

Para gerenciar e manter o risco do câncer de próstata sobre um controle maior, o primeiro passo é o exame de diagnóstico periódico que aumentará muito as chances de todo homem que procurar seu médico, e se algo for identificado a melhor resposta será indicada pelo seu próprio médico, sendo que quanto antes melhor pois as chances de cura podem chegar a 90% quando descobertos inicialmente.

Então, não lembre só de gerenciar riscos na sua empresa para garantir os seu emprego ou seu salário no final do mês, use e abuse do gerenciamento de riscos na sua vida pessoal, especialmente quando doenças como o câncer de próstata podem ameaçá-la. Cuide da sua saúde e esteja pronto para responder a todos os riscos que estão por vir, afinal, gerenciar projetos não é uma coisa fácil, e viver também não, mas quanto mais estivermos no controle de nossos projetos e da nossa própria vida, mais fácil será.

Bom Novembro Azul a todos e lembrem-se de fazerem os seus exames quando a hora chegar.

Fábio Cruz e FabioCruz.com apoiam o Novembro Azul

logo-novembro-azul