DICAS PARA CERTIFICAÇÃO PMP – PARTE 1/2

Muitos interessados me perguntam dicas sobre a certificação PMP, então resolvi publicar aqui algumas dicas que funcionaram muito bem comigo, e acredito que possa ser útil para você também.

Bom, a certificação Project Management Professional, conhecida pelo mercado como PMP®, é mantida pelo Project Management Institute, ou PMI, e o conteúdo principal cobrado na prova é o Project Management Body Of Knowlegde Guide, conhecido simplesmente por Guia PMBOK®.

A primeira dica que eu dou então, é que não adianta querer estudar outro conteúdo ou outro livro, a base para a certificação PMP® é o PMBOK®, e para esta regra não há exceções. Há outros materiais complementares que podem ser usados para reforçar o entendimento do PMBOK®, o que neste caso é muito válido, sendo uma ótima sugestão de apoio ao estudo. Porém, tenha muito cuidado com o conteúdo complementar, porque há matérias que expressam opiniões próprias que fogem um pouco do PMBOK®, e isso pode ser prejudicial para a prova em questão. Por isso reforço, use o PMBOK® como base principal e materiais de apoio que são fiéis ao guia.

Dicas: Os livros da Rita Mulcahy são excelentes materiais de apoio, e algumas escolas possuem matériais complementareis fiéis ao PMBOK®, este blog é muito fiél ao guia e pode ser utilizado como material de reforço através da área PMBOK®.

Uma das dicas mais importantes que eu recebi e que fizeram muita diferença no meu jeito de pensar, é que não existe conteúdo que se deve estudar mais ou menos, todo o PMBOK® é importante e deve ser aprendido, entendido e práticado para a prova. Inclusive alguns capítulos e sessões não tão mencionados ou não tão destacados. Vamos listar os tópicos que precisam ser estudados:

___________________________________________________________________________
Processos

Todos os 5 grupos de processos, com todos os seus 42 processos, e todas as 9 áreas de conhecimento, inclusive o grupo de integração. Não há destaque aqui, ou nenhuma dica de estude mais o processo X e menos o Z. O que eu posso deixar de recado é que você precisa simplesmente saber todos eles, e estude mais o que você tiver mais dificuldade para que fique no mesmo nível de conhecimento daquele que você tem mais facilidade.

___________________________________________________________________________
Capítulos complementares

Os capítulos “1 – introdução“, “2 – Ciclo de vida e organização” e “3 – Processos de gerenciamento“, são tão fundamentais quanto todos os outros capítulos. Podemos afirmar que este conteúdo é mais fácil, pois seus conceitos geralmente são mais conhecidos. Porém, não se esqueça que você precisa do máximo de pontos possíveis para ser aprovado, e não só dos pontos das questões mais difíceis. Um ponto perdido em uma questão simples pode ser decisivo para o resultado final, então pense bem antes de deixar algum conteúdo de lado. Lembre da dica de equilibrar o conhecimento de todo o conteúdo.

___________________________________________________________________________
Apêndice G

Você não sabe que item é este? Então se preocupe. É uma das sessões finais do Guia PMBOK® que fala da rede relacionamento e principalmente das competências do gerente de projeto. É um área de estudo importante, pois complementa o entendimento dos questionamentos decisórios ligados ao comportamento e responsabilidades dos gerentes. Estude também está sessão.

___________________________________________________________________________
Ética e responsabilidade profissional

Este item não está contido no Guia PMBOK®, no entanto é uma das áreas de estudo mais complicadas, e onde muitos candidatos se dão mal na prova. Primeiro porque muitos pensam que não é preciso estudar esta sessão com dedicação, e este é o primeiro equívoco, porque em torno de 9% das questões da prova são referentes a esta área. Se a prova tem 200 questões, em torno de 18 são referentes a ética e responsabilidade profissional. É muito para não se dar importância não acha?

Outra questão importante, é que a base ética e profissional usada pelo código do PMI vem dos conceitos americanos, o que difere um pouco dos nossos, principalmente na questão cultural. Então deve se ter muita atenção na forma de responder às perguntas desta área. A principal dica é não pensar em amizades, família, companheirismo, tirar proveito de situações, presentes, brindes … nada disso deve importar mais do que a justiça, a ética e o correto perante a lei e as regras empresariais. Falarei mais deste item na parte 2 destas dicas.

O código de ética e responsabilidade profissional pode ser baixado em inglês no próprio site do PMI, ele está contido no documento PMP Handbook que trás todas as orientações para a certificação. Utilize o seguinte link para acessar o PMP Handbook e PMI Code of Ethics and Professional Conduct http://www.pmi.org/Certification/Project-Management-Professional-PMP.aspx.

___________________________________________________________________________
Idiomas e cursos

Outra dúvida ainda levantada hoje em dia é sobre o idioma da prova e do próprio PMBOK®. Isso não é mais problema hoje em dia, principalmente porque os chapters brasileiros do PMI são de altíssimo nível, e as traduções de todos os materiais são excelentes. Então não se preocupe em optar pela versão do PMBOK® em português, e de se inscrever para fazer a prova também em português. O mais importante neste caso é que você deve fazer a prova no mesmo idioma que estudou, para evitar confusões de termos ou cair em pegadinhas de idioma.

Quanto aos cursos regulares, não há como escapar, são obrigatórios para conseguir a eligibilidade. No entanto, independente disso, os cursos ajudam bastante no entendimento e aprendizado do conteúdo do PMBOK®, principalmente na prática e na vivência em projetos, que normalmente os instrutores destes cursos possuem e repassam aos alunos com muita segurança. Além disso, eles passam muitas dicas importantes sobre a própria prova, e que podem ajudar muito.

___________________________________________________________________________
Decorar, aprender ou vivenciar?

Bom, esta é uma dica bem particular minha: NÃO DECORE O PMBOK®! Primeiro porque são mais de 450 páginas, 42 processos e dezenas de entradas e saídas das mais diversas. Será impossível decorar isso tudo. Segundo, mesma que você consiga, decorar não vai ajudar muito. A maioria das questões da prova para a certificação PMP são situacionais, e colocam o candidato frente a decisões que se baseiam nas boas práticas contidas no PMBOK®. Por iss a experiência já vivida na área, ou o entendimento e o aprendizado realmente adquirido nos estudos, vão ajudar muito mais.

Dica: Tente transferir os processos do PMBOK® para os seus projetos, aplique as práticas que lhe forem convenientes e possíveis mesmo durante os seus estudos, projete os conceitos na prática de projetos, não fique só na teoria. Quer uma dica interessante? Faça da certificação um projeto, e aplique o seu aprendizado para alcançar o objetivo ser aprovado na prova.

___________________________________________________________________________
Simulados

Faça simulados sempre. Comece realizando simulados menores, separados por áreas de conhecimento, depois passe para os simulados inteiros, que incluem todas as áreas e levam o mesmo tempo da prova.

Fazer os simulados com 200 questões e com o tempo máximo de 4 horas, ajuda o psicológico a se acostumar com o tempo que você ficará sentado, a pressão do tempo acabando, e a velocidade com que você precisa ler as questões e respondê-las.

Leia atentamente as justificativas das respostas do simulado, elas farão você entender porque errou, e até mesmo porque acertou determinada questão. A pontuação mínima para se pensar em fazer a prova é 75% de acertos.

Dica: Não faça simulados demais, caso contrário ficará viciado nas questões e nas respostas, e isso fará com você pense que está preparado. Lembre-se que não adianta decorar nada, nem os simulados. Principalmente porque os simulados não são extraídos da prova, são apenas realizados nos mesmos conceitos. Isso significa que não cairá nenhuma questão na prova idêntica ao simulado.

___________________________________________________________________________
Como estudar isso tudo?

Mesmo sabendo o que é preciso estudar, o conteúdo é vasto e o fator tempo é decisivo também. Para tentar ajudar, vou deixar a minha experiência de como eu me preparei.

A primeira coisa que eu fiz foi um curso preparatório em uma escola reconhecida como PMI R.E.P.s (Registered Education Providers). A própria escola sugeriu um plano básico de estudos, onde nos finais de semana víamos em torno de 3 capítulos em aula, e durante a semana seguinte revisávamos todo este conteúdo para chegar no próximo final de semana com o conteúdo visto assimilado. Esta foi a primeira leitura na íntegra do PMBOK®.

Durante o período do curso eu realizava a leitura complementar das apostilas da escola, que eram basedas no mesmo conteúdo do PMBOK®. Para finalizar a primeira etapa eu também realizava simulados online oferecidos pela escola.

Com o final do curso, fui para a segunda leitura do PMBOK®, com a complementação das apostilas da escola. Só que nesta etapa eu realizava outro simulado que a escola nos ofereceu, de uma empresa externa e com mais de 2.000 questões conceituadas na prova para o PMP.

Esta etapa e anterior duraram em torno de 1 mês cada uma. A questão do tempo, é fundamental, tanto que a escola mesmo possuía um plano de estudos de 10 semanas, onde a idéia é simples: “Dez semanas é o tempo mínimonecessário para se estudar e assimilar todo o conteúdo, e dez semanas também é o tempo máximo que geralmente uma pessoa consegue se focar em um estudo específico”. Eu diria que isso funcionou muito bem para mim. Sendo que os meus estudos focados demoraram 11 semanas.

Paralelo a segunda leitura do conteúdo, eu participei também de um grupo de estudos do Guia PMBOK®, promovido e organizado pelo capítulo de Santa Catarina do PMI, onde tivemos um PMP certificado que nos deu apoio, e éramos em torno de 4 “estudiosos” trocando experiência. Foi muito interessante, porque a cada semana um de nós realizava um resumo de um capítulo e apresentava aos demais. Isso gerava debates, dicas e reforçava muito o entendimento de todos, além do PMP do grupo não nos deixar fugir dos temas, e nem aprendermos errado.

Para finalizar, após a segunda leitura, eu parti para a terceira … hehehe … é, tá pensando que é facil? Só que na terceira leitura, tanto do PMBOK® quanto do material da escola, eu montei a minha própria sequencia de assimilação, onde para mim tudo parecia mais lógico e funcional, e este resumo se transformou na área PMBOK®deste blog. A sequência que eu montei facilitou muito a minha assimilação, e pode ser útil para você também. Visite a área e confira.

DicaMarque a prova o quanto antes for possível, de preferência no início dos estudos. Porque assim o seu foco será mantido na data estipulada. Lembre-se dos estudos, uma das característica de um projeto é ter data de início e fim. Se o seu projeto é certificar-se, dê uma data para finalizar este projeto.

___________________________________________________________________________
Continuação …

Na segunda parte destas dicas, vou deixar umas anotações importantes que extraí dos simulados que fiz, e também alguns PMIsmos, que na prática dos projetos não são tão relevantes, mas para a prova são fundamentais.

Até a próxima, e volte sempre …