CORAGEM COM RESPONSABILIDADE

O gerenciamento ágil de projetos defende muito fortemente a resposta as mudanças ao longo do projeto, e quem não está habituado com métodos ágeis não compreende muito bem alguns valores como a Coragem para enfrentar estas mudanças.

A Coragem é um dos valores do método ágil eXtreme Programming, conhecido simplesmente por XP entre os TIzeiros (profissionais da área de TI), mas que pode ser utilizado por profissionais de qualquer área pelo seu conceito e propósito. Por isso vou referenciá-lo neste post.

As mudanças ocorrem nos projetos com a mesma certeza com que a morte acontecerá para todos um dia.

Partindo desta premissa, assim como muitos tem medo da morte e deixam de viver intensamente perdendo inclusive oportunidades de serem felizes, muitos tem medo das mudanças e não conseguem avançar em direção ao objetivo do projeto por estarem presos aos riscos das mudanças ocorrerem.

As mudanças vão ocorrer sempre e em qualquer projeto. Independente do método que se utilize para gerenciar o projeto a mudança será inevitável, o que muda e pode inclusive alterar o resultado da resposta a mudança é a forma com que a equipe lida com estas mudanças.

As equipes ágeis precisam acreditar que errar é natural e quebrar o que estava funcionando para dar lugar a uma nova forma de funcionamento acontecerá eventualmente, sendo que é preciso ter coragem para lidar com este risco de maneira produtiva, e especialmente traduzir esta coragem em confiança nos seus próprios mecanismos de proteção.

Os mecanismos de proteção trazem confiança para a equipe, tornando-as mais receptivas as mudanças, fazendo com que ao invés do medo e do ato de bloquear a criatividade do time e do cliente buscando evitar as mudanças, as equipes consideram as mudanças inevitáveis e procuram se adaptar a estas mudanças com segurança e coragem a partir da confiança na própria equipe e em sua união.

Esta confiança na equipe e na sua união promove o conceito de Equipe Unida onde o foco principal é não deixar existir o medo de expor opiniões ou maus resultados.

Ter coragem para encarar as mudanças é um fator decisivo para o sucesso, porém é preciso ter cuidado ao aplicar esta coragem e aplicá-la com responsabilidade e profissionalismo.

É preciso utilizar o bom senso aliado a coragem, e sempre observar o fator da equipe unida, onde é preciso dar uma opinião real sobre uma situação ou realização, mas sem esquecer do respeito e da empatia com os outros integrantes da equipe e também da responsabilidade de atingir os objetivos do produto ou do projeto.

A responsabilidade deve sempre estar presente, tanto no momento de receber positivamente a mudança, quanto na hora de analisá-la e considerar a sua realização ou não.

Responder sempre as mudanças e aceitá-las positivamente não significa colocá-las em prática em 100% dos casos. Os mecanismos de proteção da equipe em relação a receptividade e tratamento das mudanças deve prever a análise da necessidade da mudança e de seus impactos no resultado do produto do projeto, e é justamente esta análise realizada de forma responsável e madura que irá gerar um ciclo virtuoso de aumento de confiança nas ações de coragem do time em relação as mudanças ocorridas ao longo do ciclo de vida dos projetos.

Então é isso. Seja corajoso para receber e tratar as mudanças que ocorrerão em seus projetos e seja responsável ao analisá-las e implementá-las. Assim como no paraquedismo, é preciso ter coragem para colocar um paraquedas nas costas e saltar de um avião, no entanto se você confia nos equipamentos de segurança e segue todas as regras de segurança pré estabelecidas, este esporte passa de perigoso para muito seguro.