COMUNICAÇÃO É SIMPLESMENTE TUDO … OU NADA!

É realmente curioso como sabemos a importância das comunicações no ambiente empresarial, buscamos sempre focar esforços para melhorá-la e difundi-la, e quanto mais investimos nela, mais descobrimos como é difícil gerenciá-la de forma eficiente e colocá-la em prática.

Deixando ainda um pouco de lado as teorias sobre as comunicações e seu gerenciamento, a prática é ainda mais importante e é neste ponto que ainda apanhamos bastante no dia-a-dia corporativo, e a cada conflito novo entendemos o quanto as comunicações são importantes e o quanto precisamos estar atentos, com os ouvidos bem abertos para saber ouvir, praticando uma escuta ativa e fundamentalmente conseguir falar claramente de forma a ser entendido.

Tenho aprendido muito com o meu diretor atual, que além de ter uma ótima experiência com equipes e projetos, e ter uma experiência mais longa e mais diversificada que a minha, ainda tem ótimas frases marcantes, estilo aqueles bordões que se tornam inesquecíveis através de comediantes ou personagens da ficção.

Uma de suas frases que esta me marcando ultimamente é a que diz assim: “Não importa o que você quis dizer, mas sim o que entenderam do que você disse“. Esta frase simplesmente explica de maneira simples e direta, o quanto uma comunicação errada pode ser catastrófica, e se transferirmos isso para o mundo corporativo a tradução pode significar prejuízo.

Esta frase também representa um grande paradigma da comunicação, quem falha na comunicação, o transmissor ou o receptor? Eu diria com a minha experiência e se apoiando na frase “Não importa o que você quis dizer, mas sim o que entenderam do que você disse”, que é com certeza o transmissor.

Muitos gestores ficam nervosos quando não são entendidos e culpam em muitas vezes o seu time, chegando ao ponto de dizer que tudo sai errado porque o seu time não é capaz de entendê-lo e não tem capacidade suficiente para fazer o trabalho proposto. Será?

Eu digo que se há problemas de comunicação, e se nós como gerentes tentamos passar uma informação, uma diretriz, uma meta, um objetivo, um papel, uma responsabilidade, um processo ou outra questão qualquer, e quem está recebendo a informação não a entende, ou a traduz de maneira errada e por isso atua de maneira errada, desculpe a sinceridade, mas a culpa é inteiramente de nós como gestores que falhamos na transmissão da informação.

Cada pessoa tem um tempo diferente para receber, processar e colocar em prática as informações recebidas, porém este tempo não influencia na assimilação e aplicação correta da comunicação realizada, então não vale a justificativa de que fulano é lento e não me entende, ou ciclano não tem lógica e não me acompanha e muito menos beltrano é “burro” e não me escuta.

Se você é gerente de projetos ou gestor em sua empresa e tem alguns destes pensamentos, reflita e repense seus conceitos sobre quem deve entender quem, e como as informações estão saindo da sua cabeça, passando pela sua boca e chegando aos seus liderados.

A comunicação é fundamental sim, e devemos buscar ao máximo colocá-la em circulação, porém sem pressa, sem deduções e muito menos sem imaginar que as outras pessoas entendem tudo da mesma maneira que você, pelo contrário, quase nada deve ser considerado óbvio e precisamos abrir nossas bocas e transmitir o que deve ser transmitido de forma clara, objetiva e simples.

Como gestores precisamos informar e questionar se os nossos liderados entenderam, compreenderam e o que farão com a informação que passamos a eles, e como liderados devemos ouvir nossos líderes e também questionar se não entendermos corretamente, e se algo não ficar claro perguntar até que fique, e ao final confirmar quais os próximos passos a partir da comunicação realizada.

Fuja da frase que diz: “Para um bom entendedor meias palavras bastam”, como gerente diga palavras inteiras e não se preocupe em “gastar tempo” comunicando. Comunicar sempre, e comunicar novamente se for preciso, não é perda de tempo é investimento. Por isso incentive seu time a falar e a sempre questionar e perguntar se não entender as suas comunicações.

Por fim, lembre-se que uma boa comunicação é tudo no relacionamento entre as pessoas, seja na vida profissional ou pessoal, e sem uma comunicação eficiente nada é atingido e o que pode ocorrer é cada um caminhar para um lado diferente e com objetivos distintos.