COMO USAR O GUIA PMBOK® NA ENGENHARIA DE SOFTWARE – MPM 41 OUT/NOV

Neste mês de outubro publiquei meu primeiro artigo na revista Mundo Project Managament, mais conhecida como Mundo PM.

Com o tema “Como usar o Guia PMBOK® na engenharia de software”, este artigo apresenta um modelo prático de como a aplicação do Guia PMBOK® pode ser realizada através de um fluxo de processo que leva a uma metodologia simplificada e objetiva para projetos de engenharia de software.

Esse modelo tem o objetivo de definir um fluxo sequencial e lógico, abrangendo a iniciação e o planejamento de um projeto de desenvolvimento de sistemas da tecnologia da informação, no qual serão abordados os processos com seus documentos de entrada e saída, envolvendo principalmente as etapas de levantamento de requisitos, análise de negócios, análise de sistemas, modelagem de dados, estimativas de atividades, recursos e prazos, que por fim irão compor o cronograma de trabalho para a execução do projeto.

Este é só o primeiro artigo desta série, onde será demonstrado apenas a aplicação dos grupos de processos de iniciação e planejamento, porém, como eu mesmo defendo, está é a etapa mais importante de um projeto, pois é quando definimos o que será executado e como será executado.

Acompanhe esta série de artigos, e vários outros ligados ao gerenciamento de projetos na Mundo PM. O artigo pode ser baixado aqui na íntegra em formato PDF, é só clicar no link abaixo. Baixe, leia e deixe aqui a sua opinião.

Artigo para download: GuiaPMBOK_na_EngSoft_MPM41.PDF

Informações sobre a revista Mundo PM

Mundo Project Managament (Mundo PM) é uma revista bimestral que está atualmente no sétimo ano de publicação, e na edição 41. Como ela é lançada a cada dois meses, todas as edições saem com a referência dos meses de publicação, que neste caso da edição número 41 são os meses de outubro e novembro.

Mundo PM pode ser encontrada em milhares de bancas de jornal espalhadas pelo Brasil, ou através de assinaturas que permitem o recebimento das edições diretamente em casa ou lidas em formato digital pelo site da própria revista.