AFINAL O QUE É LIÇÃO APRENDIDA?

Esta tal de lição aprendida está em alta e muito se fala a seu respeito, sugestões de uso, boas práticas, outros dizem que é obrigatória em todos os projetos, mas afinal, o que é lição aprendida? e mais, toda lição é aprendida?

Resolvi escrever este pequeno post para tentar responder estas perguntas, e preciso ser sincero e até um pouco duro ao responder um não! Não meu caro leitor, nem toda lição aprendida pode ser chamada de aprendida, e realmente nem toda lição é aprendida em projetos.

Antes de continuarmos queria registrar um fator alarmante, onde pesquisas feitas por aplicações de modelo de maturidade, tais como o MMGP, mostram que o número de empresas que aplicam lições aprendidas ainda é muito baixo, e é um dos fatores que fazem o nível de maturidade também cair.

Lição aprendida também não é lição identificada, ué, mas o que é lição identificada? Esta eu nunca ouvi falar. Pois então, esta é a mais aplicada por ai nos projetos, e o maior número de quem aplica lição identificada acredita que está aplicando lições aprendidas.

Quando você guarda em uma lista lições que foram identificadas, relatadas e sofridas ao longo de projetos, você está registrando lições.

Quando você faz uma reunião de lições aprendidas e você somente lista e registra em um documento, site, ou até sistemas próprios para isso, uma relação de lições “aprendidas”, mas as deixa por lá, não as visita, não as utiliza em futuros projetos e pior, nem toma uma ação para corrigir, adaptar ou retirar um processo que gerou uma lição negativa, esta lição não é aprendida, mas sim apenas uma lição identificada.

Identificar situações, ações, ferramentas, métodos e relacionamentos que precisam ser mantidos por estarem funcionando, melhorados por trazerem benefícios e retirados por estarem causando problemas nos projetos é o primeiro passo. Porém, só identificar não acarreta em melhoria nenhuma, e praticamente é uma ação sem propósito nenhum se não for realizada e transformada em aprendizado.

Ao se registrar estes pontos, se obtém o registro de uma ou mais lições aprendidas, e ao fazer isso é preciso atuar neste item, promovendo uma ação para mantê-lo, melhorá-lo ou retirá-lo do projeto, ou de projetos futuros, só assim você (e seu projeto) conseguem ter uma lição realmente aprendida.

Então lição aprendida é quando o time, o projeto e a organização aprendem realmente alguma coisa e melhoram ou adaptam sua forma de trabalho, levando em conta processos, ferramentas e relacionamentos.

Há duas formas de você atuar em uma lição e tirá-la da situação de identificada e levá-la para a situação de aprendida.

A primeira é quando o time adapta algo o mais breve possível após ter identificado a lição, mudando um processo, ferramenta ou relacionamento no projeto atual, promovendo uma mudança, uma adaptação e uma melhoria contínua no time durante um projeto corrente. Nos times ágeis, este ação pode ocorrer nas reuniões de retrospectivas ao final das Sprints, já gerando ganhos para o time no final da Sprint corrente, levando a adaptação para a próxima Sprint.

A segunda oportunidade é visitando o repositório de lições registradas e aprendendo com elas para próximos projetos ou até próximas iterações mais curtas. Uma lição identificada, registrada mas nunca visitada para prever riscos, melhorar processos, ferramentas e relacionamentos não se torna uma lição aprendida, apenas alimenta um repositório inútil que tende a crescer e se tornar um peso que terá como fim, ser apagado.

Lições identificadas, registradas e constantemente visitadas para validar probabilidade de riscos e melhorias em processos, ferramentas e relacionamentos é de fato uma lição aprendida e se torna muito útil e muito benéfica aos ambientes de projetos, bem como aos seus times, níveis de estresse e até de sucesso de projetos.

Quantos não escutam, veem ou passam pela seguinte pergunta: “Mas este problema não aconteceu faz pouco tempo? Como você não sabe resolvê-lo ou está deixando que ele aconteça novamente?” Tá ai um exemplo típico de lição identificada e não aprendida.

Quando brincamos com aquele jargão: “errar uma vez é humano, mas duas é burrice” é porque estamos nos conformando com as lições identificadas, mas não estamos tirando proveito destas lições e as transformando em aprendidas.

Por isso, pratique lições aprendidas, mas não se contente em apenas identificá-las, pontuá-las, priorizá-las e registrá-las. Revisite-as, estude-as com o seu time, aproveite as suas reuniões de lições aprendidas e retrospectivas para escolher uma lição e tratá-la durante a própria reunião, adaptando um processo, uma ferramenta ou um relacionamento antes de prosseguir com o seu projeto, e lembre-se de antes de começar um projeto novo, visite as lições registradas em projetos anteriores, assim você estará aprendendo e agregando valor ao seu trabalho de registro de lições e aumentando as chances de sucesso de seu novo projeto.

Lição aprendida é muito mais valiosa do que lição identificada, identifique, mas não pare por ai, aprenda, use e evolua.